sábado, 18 de maio de 2024

Espetáculo mostra enredo com poemas que ganharam acordes sinfônicos

No palco, poemas sinfônicos. O texto do escritor Renato Forin ganhou acordes dos compositores Daniel Simitan e Erisla Pastore, que serão executados pela Orquestra Acadêmica Bravi, com direção de Jhonatan Santos e produção de Thalita Deldotti. Em cena, o espetáculo Londrina em 4 atos, que será apresentado nesta quarta-feira (15), às 21h, com apresentação online através do site da peça (clique aqui).

Em seus textos, Renato personifica Londrina, que celebrou 87 anos no último dia 10, numa mulher com a mesma idade, percorrendo um enredo regressivo que começa na pandemia do presente e vai até a infância. A obra lítero-musical traz metáforas sobre o processo de colonização sob uma perspectiva dos povos que ocupavam o Norte do Paraná à época. A senhora protagonista revisita outros tempos londrinenses.

Orquestra Acadêmica Bravi e Renato Forin (Foto: Gabriel Sampaio/Divulgação)

Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o espetáculo tem criações de poemas sinfônicos, estilo praticado no Romantismo com criações musicais inspiradas em obras literárias. Em cena, solos de viola e instrumentos de corda. As gravações foram realizadas no Plugue Estúdio, com produção de áudio de Júlio Anizelli e captação em vídeo pela RubroLab.

Na formação da orquestra, Barbara Scarinci, Rodrigo Salvadego, Lucas Nathanael, Carol Idalgo, Débora de Paula, Amanda Galdino e Helen de Oliveira , no violino; Victor Terra, Arcanjo Reis e Miriam Souza, na viola; Rose Taques e Leonardo Nascimento, no violoncelo; e Celinho Matias, no contrabaixo.