domingo, 28 de abril de 2024

circulasons celebra 70 anos do Cine Teatro Ouro Verde com exposição e shows em maio

Uma visita ao passado, um passeio pelas últimas sete décadas. É o que estará em cartaz na exposição documenta 70, a primeira de uma série de atividades em maio que celebra os 70 anos de um dos mais importantes e respeitados palcos do sul do país: o Cine Teatro Ouro Verde. Na organização, o projeto circulasons, que difunde e valoriza a música brasileira. Na agenda, estão ainda um concerto com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) shows de Paulo Barnabe & Banda Patife e de Simone Mazzer. Tudo gratuito, sempre às 20h30, sendo necessário retirar os ingressos uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do espaço.

Paulo Barnabé e a Banda Patife (Foto: Ana Novi/Divulgação)

“Teremos um mês de uma programação ousada, energizante, totalmente gratuita e aberta ao público”, explica Janete El Haouli, idealizadora e curadora do circulasons, que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Unimed Londrina, Sisprime, Sinpro Londrina e Sonkey. A exposição abre ao público dia 02/05 e vai até 1º/07, das 14h às 22h, com curadoria de Fernanda Magalhães, organizada a partir de pesquisas de acervos públicos e em acervos particulares. O objetivo é reavivar a memória deste ícone arquitetônico e cultural.

Osuel se apresenta em casa (Foto: Fabio Alcover/Divulgação)

No dia 06/05 sobe ao palco o músico e compositor londrinense Paulo Barnabe, acompanhado da Banda Patife. Radicado em São Paulo e um dos expoentes da chamada ‘Vanguarda Paulista’, o artista traz a Londrina técnicas de composição a partir das quais surgem ritmos assimétricos, células atonais, além de influência do jazz, hard-rock e gêneros brasileiros.

Já a Osuel se apresenta em sua casa no dia 18/05, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi e com um repertório recheado de música brasileira. E a cantora londrinense Simone Mazzer encerra essa programação no dia 26/05, com a estreia do novo show “Deixa Ela Falar”, com uma sonoridade entremeada por arranhões, dissonâncias e timbres inusitados, feitos no disco pelo duo ANT-ART, formado pelos jovens Antônio Fischer-Band (teclados, synths e vocais) e Arthur Martau (bateria, violão, guitarra e vocais). No show, juntam-se a eles Navalha Carrera (guitarra) e Paulo Emmery (baixo).

Simone Mazzer volta a Londrina com show novo (Foto: Gabriela Perez/Divulgação)