sábado, 04 de maio de 2024

Dona Catifunda, eterna personagem da ‘Escolinha do Professor Raimundo’, morre aos 83 anos

A atriz Zilda Cardoso, que deu vida à personagem Dona Catifunda, eterna na Escolinha do Professor Raimundo, morreu na última sexta-feira (20), em São Paulo, aos 83 anos. Ainda não se sabe a causa da morte, o que será determinado pela necropsia, mas, a humorista estava sozinha em casa, no bairro Santa Cecília, quando a cuidadora chegou e a encontrou na cama, sem responder aos chamados.

Zilda Cardoso, eterna Dona Catifunda (Foto: Reprodução)

Tanto a Polícia Militar (PM) quanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte às 16h12, foram chamados. De acordo com o G1, portal de notícias da Globo, Zilda começou a atuar em programas humorísticos no início dos anos 1960. Ela chegou a ser apresentadora do programa Zilda 23 polegadas, na TV Paulista, entre 1962 e 1964.

Em O riso é o limite, da TV Rio, na mesma época, ela já se apresentava como a Dona Catifunda. Desde então, participou de inúmeros programas de humor, no papel de Catifunda ou de outras personagens. Com a mesma personagem, ela também atuou em programas como Praça da Alegria e A Praça é Nossa.

Ela também participou de Os Trapalhões, Praça Brasil e Estados Anísios de Chico City e outros. No cinema, atuou em filmes como O Lamparina (1963), Golias contra o homem das bolinhas (1969) e Se meu dólar falasse (1970). Zilda também atuou em produções de drama, como a novela Meu bem, meu mal, da TV Globo, de 1990, em que interpretou a personagem Elza.

Veja alguns vídeos de Dona Catifunda na Escolinha do Professor Raimundo e em A Praça é Nossa: