domingo, 19 de maio de 2024

Subir o Morro do Gavião é difícil, mas, a vista compensa!

A 8km do centro de Ribeirão Claro, a 900m de altitude e com uma vista privilegiada da Represa Chavantes, o Morro do Gavião é um destino que vale a pena dar um pulinho. De olho nele já á algum tempo, resolvi fazer isso na volta de um fim de semana no Tayayá Resort (leia aqui a matéria). Não é difícil chegar até lá, não é caro subir o morro – só é um pouquinho cansativo –, mas, quando se vê a vista, esquece-se tudo!

O morro fica na Fazenda São João e, para chegar até lá, é necessário andar cerca de 7km em uma estrada de terra em bom estado de conservação. O ingresso para a trilha custa hoje R$ 5. O percurso não é longo, entretanto, é bastante puxado. São cerca de 350m de altitude. Todavia, é uma subida íngreme, embora com calçamento de paralelepípedos e pedras, e feita debaixo de um sol escaldante. Ou seja, não é uma trilha encoberta por árvores.

Vista da Represa Chavantes, a partir do Morro do Gavião (Foto: Fábio Luporini)

À medida que você vai subindo, você vai avistando a represa. De lá de cima, é possível ter uma visão panorâmica, que engloba parte da Represa Chavantes e parte do morro, no sentido contrário. Se você vem de Londrina, vai demorar umas três horinhas para chegar. Então, para que o passeio valha a pena, você pode incluir outros atrativos. Como eu e minha irmã não tínhamos tempo, pois, estávamos pegando a estrada de volta para casa, não visitamos outros lugares.

Mesmo ali na Fazenda São João é possível andar de quadriciclo, fazer rapel, saltar de parapente, descer numa tirolesa de 450m, além de aproveitar o restaurante e outros atrativos. Além disso, cerca de 2km para frente, numa estradinha de terra um pouco mais íngreme, está a Pedra do Índio, com pouco mais de 700m de altitude e, também, uma privilegiada vista da Represa Chavantes. Essa foto vou ficar devendo. O local ainda diz ter uma das maiores tirolesas do estado, com 1 mil metros de extensão.

Fora tudo isso, a região tem cachoeiras que eu, particularmente, ainda não conheço, mas, que já vi em fotos no Instagram no perfil de amigos e conhecidos que visitaram. Fiquei com vontade, óbvio! Quem sabe nunca próxima? Alguém me leva?