terça-feira, 30 de abril de 2024

Russo radicado nos EUA, colecionador compra obra de arte londrinense

Arquiteto e artista plástico, Christian Steagall-Condé comemora mais um de suas obras rodando o mundo, desta vez em Seattle. Dentre 35 mil artistas e quase 800 mil obras de arte dispostas na Saatchi International Art Gallery, que representa e intermedia parte do material do londrinense, um colecionador de arte russo radicado nos Estados Unidos escolheu justamente uma tela original do pé-vermelho para integrar sua coleção.

Obra de arte de Londrina é comprada por russo radicado nos EUA (Fotos: Divulgação/Reprodução)

“É mais uma conquista muito significativa para a cena das artes a partir de Londrina como irradiação de vetores”, avalia Condé, que já teve um Portrait Pessoal retratando a atriz Sharon Stone, entregue em mãos ao irmão dela, Mike Stone, quando ele esteve no Brasil filmando no Pantanal, alguns anos atrás. “Parece banal, afinal, milhares de obras de arte são negociadas online pelo mundo todo, mas, não é toda década que acontece isto com algo saindo daqui de nossa cidade e indo figurar lá fora”, diz.

Assim como o valor negociado, vamos manter em sigilo a identidade do comprador, por razões de privacidade e segurança, mas, é um empreendedor russo na área da tecnologia da informação, que se radicou nos Estados Unidos, onde criou três empresas com sócios americanos.

A obra comprada por ele, especificamente, foi executada em 2018 com o tema “Steampunk”, dentro de um ensaio com seis telas, das quais apenas ela foi, de fato, finalizada. A tela estava na pinacoteca do artista como acervo estratégico e reserva técnica, aguardando a finalização do ensaio completo com as “Steampunked Galz”, todas tendo como referências visuais seis mulheres londrinenses. Pode ser que, agora, Condé retome o trabalho e finalize as obras.