terça-feira, 14 de maio de 2024

Projeto Esperança pede reforço para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade agravada pela pandemia

A grande extensão da pandemia do coronavírus tem agravado a situação de pessoas que perderam seus empregos e, ainda assim, têm família para sustentar. Por isso, o Projeto Esperança, que nasceu em Presidente Prudente, interior de São Paulo, e há 20 anos desembarcou em Londrina, pede ajuda para quem puder, da forma que for: doações ou voluntariado. “Aquela senhora que fazia faxina, que era lavadeira ou passadeira, não está mais podendo ir trabalhar e isso agrava a situação”, explica Júnior Baldez, coordenador do projeto.

Família atendida pelo projeto (Foto: Divulgação/Projeto Esperança)

Inicialmente criado para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade com dependentes químicos e do álcool, o Projeto Esperança precisou ampliar o atendimento. Então, criou a campanha Adote uma Família, que tem o objetivo de oferecer ajuda emergencial quando for necessário. “Atualmente, temos mais de 100 famílias cadastradas que moram na região dos bairros Monte Cristo, Marabá, Santa Fé e adjacências”, explica. Suas necessidades vão desde móveis, utensílios domésticos, colchões, cobertas, leite, fraldas e alimentos. “Muitos pais e mães trabalhadores, com o momento atual da pandemia, não estão conseguindo garantir o sustento básico para a família.”

Hoje são 20 voluntários, equipe que precisa de reforço. “É preciso aumentar esse batalhão porque os desafios são grandes por aqui”, convoca Júnior. De segunda e sexta-feira, por exemplo, o grupo faz um trabalho de distribuição de marmitas a moradores de rua. Parte das ações são compartilhadas pelas redes sociais (clique aqui e siga-os no instagram).

Além disso, estão precisando de doações de leite, fraldas (infantis de todos os tamanhos e geriátricas), produtos de limpeza e higiene pessoal e cestas básicas. As doações podem ser levadas até a sede do projeto: Rua da Macieira, 208, Jardim Monte Cristo. Ou, então, em quaisquer valores pela chave pix celular 18981092064.