sábado, 04 de maio de 2024

Com mais de 30 anos de estrada, grupo Boca de Baco retorna aos palcos com peça inédita

Ao atravessar o limiar das três décadas de estrada, o grupo teatral Boca de Baco retorna aos palcos com nada menos que um espetáculo dirigido por Luiz Valcazaras e texto de Renato Forin. “Olhos nos Olhos”, que estreia sábado (7), às 20h, na Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159), traz amigos de longa data que não se veem há muito tempo e são convidados a um encontro definitivo, no qual uma notícia irreversível será revelada. Em cena, memórias, histórias e questionamentos.

Com patrocínio da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), o espetáculo segue até 22 de maio, de sexta a domingo, sempre às 20h. A classificação é de 16 anos. Os ingressos estão à venda pela internet, na plataforma Sympla (clique aqui). A lotação do espaço será reduzida e o uso de máscara é solicitado ao público.

Cena de “Olhos nos Olhos” (Foto: Fábio Alcover/Divulgação)

No palco, estão os atores Beto Passini, Nivaldo Lino, Jackeline Seglin, Reinaldo C. Zanardi, Fátima Carreri, Silvia França e Antonio Jr, alguns dos quais ajudaram a criar o grupo, no início da década de 1990. Ao longo desses 30 anos, o grupo tem no currículo espetáculos como “O Abajur Lilás” e “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos, e “Fando e Lis”, de Fernando Arrabal, além de dramaturgia própria, como “Último Inverno”, de Francelino França, e “Balada de Um Poema”, de Marcos Losnak, todos com encenadores convidados.

Desta vez, o enredo está imerso num tempo de exceção, quando os amigos se reúnem em um velho teatro, tentando romper o constrangimento do reencontro, entre taças de vinho e memórias. O processo de construção da peça, desde março de 2020, se debruça sobre heróis e heroínas, mitos e narrativas épicas, além de tragédias gregas. A idealização e a pesquisa são de Luciano Bitencourt, um dos fundadores do grupo. Ao longo de dois anos, a equipe de cerca de 30 pessoas, entre produtores, técnicos e artistas de Londrina, reuniu-se em encontros virtuais e presenciais.