terça-feira, 14 de maio de 2024

Cachoeira Rolândia: acesso fácil e queda pequena

A cachoeira de hoje na série de reportagens que estamos fazendo aqui no site é pequenina, mas, muito gostosa. Tem lugar para ficar debaixo das quedas, tem lugar para ficar dentro do rio e tem lugar para fazer um churrasquinho. Não é nem um pouco complicado de ir e, além de tudo, tem um caminho muito bonito de ser apreciado. Estou falando da Cachoeira Rolândia, que fica na Estrada San Rafael, em Rolândia, cidade pertinho de Londrina.

Cachoeira tranquila para passar algumas horas (Foto: Roberta Mello/Divulgação)

Na ocasião, fui com uns amigos em um domingo de manhã. Saímos de Londrina cedinho e, sem demorar muito, chegamos à entrada da estrada, que guarda preciosidades, como um trecho em paralelepípedo. Durante o caminho, você passa pelo SPA Recando das Figueiras e pela Capela San Rafael (ao lado do cemitério alemão da cidade). Depois disso, bem antes de fazer a curva à esquerda e chegar à Capela São João, haverá uma entrada num carreador.

Aqui é preciso ficar atento, porque a sinalização é bem precária. Há apenas uma inscrição “Cachoeira” com uma seta, escrita com pedra em um poste. O carreador é íngreme e tem alguns barrancos no trajeto até a cachoeira. O carros só não pode ser muito baixo, senão não consegue descer. Entretanto, é tudo tranquilo. Tinha até uma Kombi por ali. Ao chegar ao pé da trilha, você caminhará menos de 2 minutos até o topo da pequena cachoeira. Achegue-se, explore o redor um tanto e depois curta a paisagem.

Se você é daqueles que gosta de silêncio e de pouca gente, então aqui não é o lugar ideal. Isso porque como o local é de fácil acesso, muitas pessoas vêm passar algumas horas por aqui. Infelizmente, há muito lixo espalhado: latas de cerveja, entre outros plásticos. Recolhemos um pouquinho do que estava espalhado por ali e logo partimos para a fazenda de uma das nossas companheiras por onde, inclusive, passa o Ribeirão Vermelho, que corre sobre a cachoeira. Lá fizemos um churrasquinho e curtimos a água. Um passeio que vale muito a pena!